Professora da UCPel é convidada para ministrar aula no curso “Pensadoras Negras Brasileiras”

918  8 de julho de 2020

Um curso para aprofundar a vida, as obras literárias e a luta de grandes mulheres negras brasileiras. Esse é o intuito do “Pensadoras Negras Brasileiras”, encontro promovido por instituições de ensino parceiras e que conta com participação de profissionais de todo o Brasil. Como representante da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), está a professora de sociologia Carla Ávila, que já ministrou aulas em diversos cursos da Universidade e hoje atua no curso de Serviço Social, além de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia. A programação do evento ocorre através da plataforma Google Meet.

Profissionais de todo o Brasil estão envolvidas no projeto, que visa contribuir para a ampliação do conhecimento construído por mulheres negras, assim como fortalecer a solidariedade feminista. Entre as participantes, uma das mais notórias é Anielle Franco, irmã de Marielle Franco e diretora do Instituto que carrega o seu legado.

A professora da UCPel diz que é uma grande satisfação participar do curso. “Sou fruto de muitas mulheres negras que batalharam e vieram antes de mim. Coberta também de grande responsabilidade, pois é um curso para todo o Brasil”, comenta.

Carla Ávila está encarregada de abordar sobre a vida e as obras da escritora Carolina de Jesus, focando em “Quarto de Despejo” e “Casa de Alvenaria”. “Os livros falam sobre o início do Brasil República e da inserção do negro na sociedade a partir de uma perspectiva de miserabilidade e fome”, explica.

Lista de espera

As inscrições ao curso transcorrem até o dia 10 de julho. No entanto, todas as vagas já foram preenchidas e as novas inscrições irão para uma lista de espera. As aulas iniciam em 4 de agosto e vão até o dia 28 do mesmo mês, sendo separadas em três turmas.

Há uma taxa de R$ 85,00 na inscrição, cuja arrecadação será destinada ao Quilombo Coxilha Negra, situado no município de São Lourenço do Sul. Ao todo, serão oito aulas, todas pelo Google Meet, e com certificado de 20 horas aos participantes.

Quem está à frente da coordenação do curso é a professora Amanda Motta Castro, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Já a idealização do evento vem da parceria entre o Instituto Mana (Amazonas), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Laboratório Antígona (UFRJ) e a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

Confira a programação do curso, com os dias, os temas e as palestrantes:

TURMA – MANHÃ 1

04/AGO – Aula 1 – Ludimilla Teixeira (Ativista política movimento #elenão)

06/AGO – Aula 02 – Lélia Gonzalez – Dra. Amanda Motta Castro (FURG)

11/ AGO – Aula 03 – Conceição Evaristo – Dra. Fatima Lima (UFRJ)

13/AGO – Aula 04 – Sueli Carneiro – Dra. Vera Rodrigues (UNILAB)

18/AGO – Aula 05 – Carolina de Jesus – Dra. Carla Ávilla (UCPEL)

20/AGO – Aula 06 – Maria Beatriz Nascimento – Dra. Halina Leal (FURB)

25/AGO – Aula 07 – Luiza Bairros – Dra. Fernanda Oliveira (UFRGS)

27/AGO – Aula 08- Marielle Franco – Ms. Anielle Franco (Instituto Marielle Franco)

TURMA – NOITE 2

04/AGO – Aula 01 – Marielle Franco – Ms. Anielle Franco (Instituto Marielle Franco)

06/AGO – Aula 02 – Lélia Gonzalez – Dra. Amanda Motta Castro (FURG)

11/ AGO – Aula 03 – Conceição Evaristo – Dra. Fatima Lima (UFRJ)

13/AGO – Aula 04 – Sueli Carneiro – Dra. Vera Rodrigues (UNILAB)

18/AGO – Aula 05 – Carolina de Jesus – Dra. Carla Ávilla (UCPEL)

20/AGO – Aula 06 – Maria Beatriz Nascimento – Dra. Halina Leal (FURB)

25/AGO – Aula 07 – Luiza Bairros – Dra. Fernanda Oliveira (UFRGS)

27/AGO – Aula 08 – Pensamento de mulheres negras – (à confirmar)

TURMA- TARDE 3

05/AGO – Aula 01 – Pensamento de mulheres negras – Ludimilla Teixeira (Ativista política movimento #elenão)

07/AGO – Aula 02 – Lélia Gonzalez – Dra. Amanda Motta Castro (FURG)

12/ AGO – Aula 03 – Conceição Evaristo – Dra. Fatima Lima (UFRJ) – (a confirmar)

14/AGO- Aula 04 – Sueli Carneiro – Dra. Vera Rodrigues (UNILAB)

19/AGO – Aula 05- Marielle Franco – Ms. Anielle Franco (Instituto Marielle Franco)

21/AGO – Aula 06 – Maria Beatriz Nascimento – Dra. Halina Lea (FURB)

26/AGO- Aula 07 – Luiza Bairros – Dra. Fernanda Oliveira (UFRGS)

28/AGO -Aula 08 – Carolina de Jesus – Drna. Carla Ávilla (UCPEL)

Para mais informações ou para realizar sua inscrição para a lista de espera, enviar e-mail para: mulheres.negras.brasil@gmail.com. O título deve ser VAGAS REMANESCENTES/TURMA (1,2, ou 3).

Redação: Rafael Mirapalheta