Serviço Social

21/09/2017

UCPel sobe 17 posições no Ranking Universitário da Folha

Ver fonte
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) subiu 17 posições no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) comparada à avaliação de 2016. De acordo com a pesquisa divulgada nesta semana, a UCPel alcançou a 70ª posição entre as 195 instituições de ensino analisadas no país.

No ranking são avaliados cursos de universidades públicas e privadas a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. O curso de Medicina da UCPel foi considerado o quinto melhor entre as universidades privadas do país. “Como um indicador que funciona de forma autônoma, o resultado do RUF traz ainda mais credibilidade para a nossa graduação e a certeza de que seguimos no caminho certo. É uma posição respeitável que demonstra que o nosso curso é conhecido nacionalmente pela qualidade de ensino”, destaca a coordenadora do curso de Medicina da UCPel, Regina Bosenbecker. 

Entre as instituições de ensino privadas, a UCPel também foi destaque na pesquisa com o curso de Enfermagem que ficou com o terceiro lugar no estado, Serviço Social com o quarto lugar estadual e Fisioterapia, que também ficou entre as dez melhores graduações do Rio Grande do Sul. O curso de Farmácia garantiu o primeiro lugar no estado entre as instituições privadas e a terceira posição na lista que também considera graduações de universidades públicas.

O Ranking Universitário Folha é uma avaliação feita anualmente para cursos superiores do Brasil, realizada desde 2012. Os dados completos podem ser conferidos neste link aqui.

foto da notícia

Por Portal UCPel

11/09/2017

Caps Escola da UCPel integra programação alusiva ao Setembro Amarelo

Ver fonte
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps Escola) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove nesta quarta-feira (13), a partir das 8h, conferência destinada à conscientização sobre prevenção ao suicídio. A atividade alusiva ao Setembro Amarelo terá como tema “Suicídio: vamos falar sobre isso” e pretende promover o debate científico e a reflexão sobre o manejo em situações de risco de suicídio.

A primeira roda de conversa do encontro, às 9h, terá como tema Mitos e Verdades sobre o Suicídio. Às 10h30min, o debate estará centrado no tema “Como lidar com a ideação/tentativa de suicídio? Manejo”. Ambas as atividades contarão com a participação de profissionais das áreas de psicologia, medicina, serviço social e enfermagem atuantes no Sistema Público de Saúde. 

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo. O alerta para a importante data é feita por meio de identificação de locais públicos e particulares com a faixa de cor amarela. 

A conferência é destinada a usuários e trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), comunidade acadêmica e comunidade em geral. A atividade é gratuita e ocorrerá no Auditório Dom Antônio Zattera. O evento é promovido pela UCPel, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Secretaria Municipal de Saúde, Associação de Usuários/as da Saúde Mental de Pelotas, Coletivo Povaréu Sul, Conselho Municipal da Saúde e Grupo Condutor da Saúde Mental de Pelotas. 


Por Portal UCPel

06/09/2017

Controle Social de Políticas Públicas é tema de novo curso de extensão da UCPel

Ver fonte
O Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/UCPel), o curso de Serviço Social e o Fórum dos Conselhos Municipais promovem o curso de extensão em ‘Controle Social de Políticas Públicas’. Os encontros acontecerão quinzenalmente nas quartas-feiras das 13h30min às 17h30min. O curso é voltado para conselheiros municipais que atuam na área de política social e pessoas interessadas no assunto.

De acordo com a coordenadora do curso de extensão, professora Vini Rabassa da Silva, o propósito do aperfeiçoamento é oferecer uma formação teórica e prática para conselheiros e comunidade em geral, a fim de qualificar a proposição, execução, avaliação e a fiscalização de programas, projetos e ações sociais. “O curso pretende, ao mesmo tempo, ser um apoio para os conselheiros e qualificar o controle social democrático”, explica.

A capacitação pretende, ainda, reforçar a importância de um bom funcionamento dos Conselhos Municipais como viabilizadores da participação da sociedade civil nas políticas sociais. “Apesar dessa participação ser garantida pela Constituição Federal é pouco reconhecido pela comunidade em geral e por alguns gestores públicos. Por isso, está aberto, também, a outras pessoas interessadas na garantia de direitos sociais”, complementa a coordenadora do curso. 

A doutoranda do PPGPS/UCPel, Alessandra Moura, destaca que os inscritos irão aprender sobre a sociedade, a legislação, a atuação, a competência do conselho e sobre as ferramentas para o exercício prático do controle social. “O profissional terá a chance de ampliar a visão sobre as políticas sociais vigentes e entender de uma forma mais específica como funciona um conselho que lida com a política social”, informa. 

O curso de extensão contará com a parceria do Departamento de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os encontros serão ministrados por professores da UCPel, UFPel, Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Instituto Federal Sul-rio-grandense de Bagé (IFSul/Bagé) e discentes do doutorado em Política Social da UCPel. A aula inaugural está marcada para ocorrer no dia 4 de outubro.

O curso será dividido em seis módulos, intitulados Realidade Brasileira e Questão Social, Política Pública e Política Social, Mecanismos de Participação e Controle Social Democrático de Políticas Públicas, Financiamento e Controle Social Democrático de Políticas Sociais, Ferramentas para o Exercício do Controle Social, Elaboração e Apresentação do Trabalho de Conclusão. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de setembro. O curso conta com uma carga horária de 55h. O investimento é de R$ 350, e pode ser parcelado em quatro vezes de R$ 95. As inscrições devem ser feitas através deste link


Redação: Rafaela Rosa


foto da notícia

Por Portal UCPel

14/01/2014

Vestibular Fevereiro 2014 com Inscrições abertas!


Por Núcleo Web

18/11/2013

Vídeo da área: Ciências Jurídicas e Sociais na UCPel


Por Núcleo Web

28/08/2013

Minicurso sobre Pesquisa Social

miniatura Iniciou hoje, sob coordenação da professora Regina Mioto, minicurso sobre Pesquisa Social, destinado aos alunos do Curso de Serviço Social. 
O minicurso é uma grande oportunidade de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa social. 
É sempre bom lembrar que a pesquisa é fundamental na prática profissional dos assistentes sociais. 

Por Andrea
Tags: minicurso metodologia de pesquisa serviço social

28/08/2013

Curso de Serviço Social é destaque no Guia do Estudante

O Curso de Serviço Social da(o) Universidade Católica de Pelotas - Pelotas foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2014. 
O c urso recebeu quatro estrelas, o que o coloca entre os melhores cursos de Serviço Social do país. 
Parabéns a todos alunos e professores! 

Por Andrea
Tags: Serviço Social qualidade Guia do Estudante

03/05/2012

PROGRAMAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA 15 DE MAIO - DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

miniatura DIA 04/05 - 
Tema: Parâmetros para atuação dos Assistentes Sociais na área da Saúde
Palestrante: A.S. Mirim Dias - Prof. na URGS e Presidente do CRESS da 10ª Região. 
Local: Auditório da Casa dos Conselhos (Três de maio, 1060)
Horário: 19h as 22h. 

DIAS 11 e 12/05 -

6º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais - Educação não é mercadoria
Mais informações no site : http://www.cressrs.org.br/index.asp?page=destaque_not.asp&id=135

Dia 16/05 -
Oficina Coletiva realizada pelo 3º Semestre do Curso de Serviço Social da UCPel
Tema: Controle Social na Saúde: embates e possibilidades.
Local: Auditório de informatica : Sala 425 C
Horário: 19h15min .

Dia 18/05 -
Tema: Inserção dos Assistentes Sociais na área da Educação 
Lançamento do GT da Educação 
Palestrante: A.S. Neida O. de Lara - coordenadora técnica do CRESS 10ª Região e coordenadora do GT da educação - POA.
Local: Auditório da Casa dos Conselhos (Três de maio, 1060)
Horário: 19h as 22h. 

Dia 25/05 -
Tema: Perspectivas de atuação dos Assistentes Sociais no SUAS
Palestrante: A.S. Elizabete Ramos - coordenadora do GT da seguridade social (Saúde - Previdência - Assistência) - POA e coordenadora do GT da Assitência.
Local: Auditório da Casa dos Conselhos (Três de maio, 1060)
Horário: 19h as 22h. 


Atenção 

A atividade em comemoração aos 50 anos do Curso de Serviço Social da UCPel foi transferida do dia 11/05 para o dia 13/06. Em breve mais informações sobre o Evento.



Por Betiele

 1 2 3 >  Última página

Contato

(53) 2128-8222


Universidade Católica de Pelotas
Rua Félix da Cunha, 412
CEP: 96010-000
Pelotas - RS - Brasil
Fone: + 55 (53) 2128-80000

Desenvolvido por Núcleo Web - Assessoria de Comunicação e Marketing UCPel